Odisseia une RPG e educação em uma experiência gamificada única, apresentando uma nova forma de aprender na Brasil Game Show.
Na BGS 2024, um dos grandes destaques foi Odisseia, um game que mistura diversão e aprendizado, desenvolvido pelo Estúdio Educar Games. Este jogo inovador combina mecânicas de RPG com o currículo escolar, oferecendo uma maneira dinâmica e envolvente de ensinar. Com mais de 2700 aulas interativas e alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Odisseia promete transformar a educação.
RPG e Educação
O Odisseia integra elementos clássicos de RPG, permitindo que os alunos assumam papéis em narrativas interativas e tomem decisões que influenciam o desenrolar da história. No ambiente educacional, isso incentiva o pensamento crítico e a resolução de problemas. A cada escolha, os estudantes reforçam conteúdos escolares de forma divertida, tornando os desafios acadêmicos missões emocionantes. Essa abordagem gamificada transforma o aprendizado em uma experiência mais dinâmica e envolvente.

Além disso, o Odisseia oferece flexibilidade ao ser acessível em várias plataformas, como dispositivos móveis e computadores, sem exigir conexão constante à internet. Adaptável a diversas idades e níveis de conhecimento, o jogo é uma ferramenta versátil para professores personalizarem suas aulas, trazendo um impacto educacional positivo ao tornar o ensino mais inclusivo e cativante.
Stand
O stand de Odisseia na BGS 2024 trouxe uma experiência emocionante para os visitantes, com um desafio em dupla que simulava uma competição dentro do jogo. Doze participantes se juntavam em equipes de dois para jogar uma build especial do game. O objetivo era coletar o máximo de baús possível antes que o tempo acabasse, enfrentando monstros que reapareciam pelo mapa. Os baús, que surgiam aleatoriamente, precisavam ser levados para a base da equipe para serem protegidos
No entanto, a competição não era fácil, já que os adversários podiam atacar as outras duplas e roubar seus baús. Se um jogador fosse derrotado enquanto carregava um baú, a dupla rival tinha a chance de tomá-lo e ganhar vantagem. Ao final do tempo, a dupla que juntasse mais baús vencia a partida. Os vencedores podiam escolher uma caixinha surpresa que podia conter um “brinde master”, como um headset, mouse, teclado, caixa de som ou microfone de mesa, ou um brinde menor, como um tirante, copo ou óculos. Todos os outros participantes ganhavam um bottom do jogo e um batuque personalizado como lembrança

Além da competição, o stand também contava com um espaço instagramável, onde os visitantes podiam tirar fotos e compartilhar nas redes sociais, tornando a experiência ainda mais interativa e atraente para os fãs do jogo e da BGS.